quarta-feira, 17 de junho de 2009

XXXVI

O Grande Aglomerado Globular de Hércules (também conhecido como M13) é muito fracamente visível a olho nu em uma noite de céu limpo e sem poluição luminosa, sendo necessário o uso de binóculo ou telescópio. Seu diâmetro real é de cerca de 145 anos-luz, e possui várias centenas de milhares de estrelas. M13 fica a 25 mil anos-luz do nosso planeta.
As estrelas mais antigas dessa colossal maravilha celestial tem mais de 12 bilhões de anos.
Em 1974, foi transmitida uma mensagem do Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Essa mensagem é uma codificação simples de uma figura descrevendo o sistema solar, os componentes importantes para a vida, a estrutura do DNA e a forma humana, e foi transmitida na direção do aglomerado globular de estrelas M13.
A ciência acadêmica não acredita em discos voadores, mas acredita em vida extraterrestre inteligente. Segundo os cientistas, não existem evidências que amparem a idéia de seres de outros planetas visitarem a Terra nem de que exista vida inteligente no sistema solar fora da Terra. As grandes distâncias entre as estrelas e a limitação das velocidades que os corpos podem adquirir tornam extremamente improváveis tais visitas.
Nas últimas décadas, porém, os cientistas tem emitido sinais capazes de ser detectados fora do sistema solar, tais como ondas eletromagnéticas produzidas por transmissões de alta freqüência de rádio, televisão e radares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário